• Marketing | DNA SPECIALTY

Quais dados analisar antes de participar de um pregão para tomar as melhores decisões

A tomada de decisão é um processo que exige informações consolidadas e atualizadas. Se uma empresa não tiver essa preocupação, corre o risco de cometer erros que podem afetar a saúde financeira e a capacidade de conquistar novos clientes.

Em virtude do alto nível de competitividade, uma companhia necessita de dados precisos, por exemplo, para avaliar se é interessante ou não participar de um pregão.

Neste post, vamos destacar os fatores que devem ser analisados para participar de uma licitação e como a tecnologia pode ajudar a fazer as melhores escolhas para o seu negócio. Confira!




Fique de olho na concorrência

Mesmo que a sua indústria seja uma referência no mercado pela qualidade dos produtos e medicamentos oferecidos, ignorar a concorrência é um equívoco gravíssimo e que deve ser evitado ao máximo.

Procure analisar o histórico das licitações que já ocorreram. A partir desse procedimento, é viável verificar os preços praticados.

Com base neste estudo de histórico, a industria consegue entender quais foram os preços adjudicados nas licitações de interesse e ter uma noção se conseguem participar com um valor competitivo.

Estes dados podem ser reunidos nos processos em que a indústria já participou anteriormente, onde consegue acessar os resultados dos pregões.

É interessante estabelecer um método para registar este histórico e realizar rápidas consultas durante análise para novas participações.

Garanta um preço competitivo

Após verificar os valores anteriormente adjudicados, é preciso calcular todos os custos envolvidos para entender se é possível entrar competindo por preço.

Além de verificar todos os custos de produção dos SKUs, insumos, embalagens etc, é válido fazer uma análise das quantidades e da apresentação dos produtos.

Por exemplo, um orgão público está solicitando 230 unidades de um certo produto, por mês. A  indústria tem embalagens que comportam 40 unidades. Para facilitar a logística, ao invés de mandarem 5 caixas com 40 itens e outra com 30, serão embaladas 6 caixas com 40. Essas unidades extras que são incluídas para facilitar a entrega, também devem ser consideradas na precificação.

Outro fator importante para considerar nesta etapa é a logística envolvida para a entrega dos itens.

Cada região apresenta suas dificuldades de acesso e que geram impacto no valor calculado, por isso a logística é um dos grandes entraves neste processo pois variam muito. Por este motivo, é muito comum a realização de parcerias para viabilizar a entrega para os órgão públicos licitantes.

Verifique os parceiros na região

Deste modo, é essencial que as indústrias considerem uma atuação de forma integrada para garantir a entrega dos produtos ofertados. Nesta decisão é possível optar pelas licitações diretas, mistas ou indiretas, ou seja, com o nível de envolvimento que terá com o certame.

Ao firmar uma parceria, é muito importante ter cuidado com a validade dos produtos e o estoque do distribuidor, para que as entregas estejam dentro dos critérios estabelecidos.

A capacidade de entrega das empresas parceiras deve ser observada com extrema atenção. Um dos motivos é que a administração pública multa os contratados que atrasarem a entrega de produtos ou serviços.

Analise o histórico do comprador

No caso de um pregão em que a sua indústria já é ou foi fornecedora, é extremamente importante analisar o valor orçado versus o realizado pelo órgão público. Esse procedimento colabora para verificar se o contrato foi vantajoso ou não.

Quando uma licitação é ganha, existe toda uma cadeia de produção e abastecimento envolvidas. A área de Planejamento e Controle de Produção (PCP),  avalia a previsão de vendas e pedidos firmes. Essa área atua em conjunto com a  Manufacturing Resource Products (MRP), pois cada produto tem uma estrutura e necessidade de material.  Essas áreas precisam planejar os insumos e recipientes na quantidade ideal para garantir a produção estimada.

Ou seja, existe toda uma estrutura de fabricação que apoia a participação dos pregões e, quando o cliente não executa de fato todos os pedidos do contrato, ocorre uma produção desnecessária de itens, impactando o previsão de vendas além do custo de estocagem que é alto, e que pode afetar a saúde financeira do negócio.

Assim, estudar minuciosamente o histórico do comprador é vital para a saúde financeira da sua indústria.

Considere abertura de novos mercados

Caso a indústria pretenda atingir novas regiões, é essencial analisar quantos pregões são promovidos em uma região não alcançada pela companhia. Dessa maneira, é possível pensar em desenvolver novos distribuidores para concretizar a participação.

Antes de tomar essa decisão, é indicado avaliar se vale a pena investir na região. Isso pode ser feito por um mapeamento das cidades e órgãos que abrem pregões e do valor a ser pago pela administração pública nos contratos.

Para entender isso melhor, citaremos um exemplo que pode ser perfeitamente aplicado. Uma prefeitura do Acre promove uma licitação extremamente vantajosa de um produto que a sua indústria fornece, mas não tem como entregar.

Nesse caso, você avalia se vale a pena desenvolver parceiros na Região Norte ou participar do pregão somente com um operador logístico. Essa decisão deve ser pautada na possibilidade de lucro e de crescimento de mercado.

Tenha a tecnologia como aliada

São muitos dados que devem ser analisados para decidir se é indicado disputar um pregão. Para facilitar essa análise, a DNA Specialty desenvolveu uma plataforma de gestão que unifica dados de preços adjudicados, histórico de compradores, prazos de contratos etc.

Se a indústria já tiver um histórico, a plataforma carrega e facilita a leitura da informação. A plataforma também possibilita integração com distribuidores parceiros para que sejam realizados convites de participações indiretas ou mistas.  

Centralizar todas as informações e processos é importante para uma tomada de decisão mais efetiva.


Se tem dúvidas sobre a plataforma, entre em contato conosco agora mesmo! Estamos à disposição para você fazer boas escolhas!