5 razões para usar uma plataforma de gestão de licitação
top of page
  • Foto do escritorMarketing | DNA SPECIALTY

5 razões para usar uma plataforma de gestão de licitação

Participar de processos licitatórios exige planejamento, uso de informações estratégicas e uma análise precisa das oportunidades. Esses fatores têm contribuído para diversas empresas, principalmente as do segmento de saúde, investirem em uma plataforma de gestão de licitação.

Isso também é influenciado pelo fato da administração pública brasileira ser bastante grande e segmentada. Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil possui mais de 5 mil municípios, divididos em 26 Estados e o Distrito Federal. O poder público ainda conta com a União que tem uma forte presença na economia e na prestação de serviços públicos.

Diante desse cenário, vamos destacar neste post 5 motivos para apostar em um sistema capaz de contribuir para um desempenho notável em licitações. Confira!


1. Identificação de boas oportunidades

Atualmente, há diversos sites especializados em divulgar as licitações promovidas pela administração pública. Por outro lado, o excesso de informação torna complexo o processo de pesquisa de maneira consistente e confiável.

Em virtude disso, existe a chance de boas oportunidades não serem aproveitadas pelas corporações. Para eliminar o risco dessa situação ocorrer, é interessante investir em uma plataforma que extrai os dados dos principais sites que divulgam a abertura de licitações no Brasil. Com os dados compilados, fica mais fácil identificar as oportunidades mais interessantes.


2. Análise competitiva

É muito importante analisar todas as regras e condições do edital dos processos licitatórios que chamam a atenção das empresas. Por outro lado, isso não é o suficiente para montar uma estratégia que possibilite a assinatura de bons contratos com a administração pública.

Afinal, é necessário que haja informações também sobre o mercado, como preços e concorrência, para elaborar uma proposta que seja atraente para o poder público e interessante para a indústria da saúde em termos financeiros e de execução (entrega dos serviços no prazo e com qualidade).

Para viabilizar essa conjuntura, é necessário o acesso ao histórico das licitações já realizadas, facilitando a análise dos preços e condições praticados anteriormente. Assim, a indústria da saúde pode ter uma decisão mais assertiva sobre a participação nos processos com chances reais de ganho.

3. Mais eficiência no cadastro

Além da viabilidade econômica do certame, uma preocupação das empresas é a burocracia que envolve os processos licitatórios. Uma falha no cadastro, por exemplo, é motivo para a eliminação da disputa.

Inegavelmente, é muito ruim para uma companhia montar uma boa estratégia para vencer uma licitação, mas não poder seguir adiante por causa de erros na hora de informar ou atualizar os dados cadastrais.

Por isso, é importante ter uma ferramenta que facilite o cadastro das informações, unificando os dados solicitados para o cadastro e que reúna os documentos necessários para participação, com fácil verificação dos prazos de expiração destes.

Além disso, uma integração com o ERP corporativo ajuda bastante no gerenciamento de dados e na análise do preço a ser adotado para participar do certame.


4. Aplicação de um workflow funcional

Ter uma dimensão das oportunidades abertas, avaliar a concorrência e ter mais facilidade no cadastro, são pontos positivos para a indústria de saúde ter mais chances de ser contratada pelo poder público.

Contudo, é indispensável contar com uma plataforma de gestão de licitação que permita a criação de um workflow para que a empresa possa se estruturar de forma inteligente para as concorrências.

Ter um processo de trabalho que ajuda o envolvimento das áreas participantes em todas as etapas do certame, independentemente do tipo de licitação (mista, direta e indireta), torna a empresa mais organizada e competitiva.


5. Facilidade no acompanhamento das licitações e do contrato

Acompanhar o andamento de todos os processos licitatórios em que a indústria está envolvida exige um elevado grau de atenção e cuidado. Para facilitar essa atividade, uma plataforma adequada de licitações, propicia o acesso rápido aos dados sobre as etapas do processo.

Além disso, é possível verificar a necessidade de encaminhar mais documentos para estar em situação regular com o órgão público.

Também vale destacar que o contrato e os demais documentos podem ser armazenados na plataforma, isso permite a geração de alertas para a indústria disputar novamente um processo licitatório e se preparar com antecedência.


À medida que uma empresa utiliza corretamente uma plataforma de gestão de licitações, maiores são as chances de oferecer preços competitivos e de fazer excelentes contratos com a administração pública.


Se está interessado em conhecer melhor a plataforma da DNA Specialty, marque uma demonstração agora mesmo. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas e ajudá-lo a tomar a melhor decisão para o seu negócio!

bottom of page