Sobre a plataforma
Um ambiente que permite acompanhar, de maneira simples e centralizada, os processos licitatórios que envolvem a indústria farmacêutica, promovidos pela administração pública.
A ferramenta permite verificar, por exemplo, o status de cada licitação (aberta, aceito, revogado, suspenso, aguardando resultado etc.). Além disso, possibilita ter acesso a dados que contribuem para melhor avaliação de participação nos pregões, como:
Histórico da participação dos concorrentes nos processos;
Registros das propostas vencedoras em licitações anteriores
Histórico das licitações abertas pelos órgãos públicos com dados sobre os objetos de cada certame
A facilidade de acesso a informações confiáveis é um diferencial marcante para a tomada de decisão ser mais assertiva. Esse fator torna a Plataforma Gestão de Demanda Pública um elemento fundamental para a sua empresa ser mais competitiva em processos licitatórios.
Aumente sua performance nos pregões
O gestor de licitações de uma indústria farmacêutica enfrenta muitos obstáculos para elaborar uma estratégia eficiente para participar de licitações e fazer bons contratos com a administração pública.
Um dos motivos é a dificuldade de centralizar informações valiosas para o negócio. Com a Plataforma Gestão de Demanda Pública , é possível executar várias ações essenciais para aumentar a competitividade, como:
Reunir a documentação necessária em tempo hábil
Verificar a conduta do cliente após o encerramento da licitação
Acompanhar os prazos estipulados no edital
Mapear as oportunidades de forma prática
Obter o histórico da composição de preços dos concorrentes por objeto licitado
Monitorar a participação dos distribuidores parceiros em processos licitatórios
Ter uma dimensão dos principais concorrentes por região
É muito comum empresas serem desclassificadas por não apresentarem a documentação no prazo informado pelo edital. Além disso, perdem a chance de fazer bons negócios por não terem um acompanhamento adequado das licitações abertas pelo setor público.
Isso acontece porque os gestores perdem muito tempo na análise de editais publicados. Outro problema é a dificuldade de fazer uma proposta competitiva em virtude da ausência de dados sobre o histórico de preços dos concorrentes.
A falta de informações claras e precisas tem como principal dano prejudicar a tomada de decisão.
Esse fator pode, por exemplo, fazer que a indústria farmacêutica participe de uma licitação pública, cujo histórico do cliente não é favorável para a corporação, havendo assim impacto na previsão de vendas e uma produção desnecessária de itens.
A ausência de dados concretos também dificulta verificar, de maneira precisa, os resultados obtidos pelos distribuidores parceiros em processos licitatórios. Além disso, impede ter uma visão ampla sobre a concorrência em cada região do Brasil.
Esse panorama prejudica a formulação de uma estratégia adequada para participar de licitações e gerenciar contratos administrativos.
Esse problema pode ser perfeitamente eliminado com o uso de uma plataforma robusta e completa como a Gestão demanda pública.
Funcionalidades da plataforma
Para os usuários aumentarem as chances de atingir bons resultados em licitações, há diversos recursos à disposição.
Buscador
Além de integrado aos principais buscadores de licitação do Brasil, envia notificações de abertura de novos processos licitatórios, facilitando identificar os pregões mais vantajosos.
Histórico
Mostra o histórico dos editais cadastrados e permite saber em quais os concorrentes já participaram, com dados sobre o lance dado por eles.
A solução permite compilar as informações para ser feito o cadastro nos sites públicos que promovem os pregões. Esse recurso pode ser integrado ao seu ERP e facilitar a gestão dos editais.
Permite que seja criado um workflow para cada modalidade de participação no processo licitatório (direta, indireta e mista). A intenção é facilitar o gerenciamento dos fluxos de trabalhos e a execução das atividades.
Cadastro
Workflow
Follow up
Acompanhamento das fases das concorrências cadastradas
Contratos
A plataforma centraliza a gestão de contratos e documentos, configura o prazo de vigência e faz pedidos de empenho, permitindo mais agilidade nas entregas. Além disso, registra as multas para evitar recorrência
Tipos de participação
A plataforma possibilita adotar três modalidades (direta, indireta e mista) para participar de licitações.
Na direta, viabiliza as seguintes atividades:
Controle total e visão estratégica dos pregões mais importantes;
Atualização dos clientes, produtos e preços;
Dados sobre a análise do edital para facilitar a tomada de decisão.
Na indireta, propicia estas ações:
Permissão para os parceiros participarem do pregão;
Controle de preços e das margens praticadas;
Acompanhamento do parceiro do início ao fim da concorrência;
Informações sobre a recusa da proposta pelo parceiro.
Na licitação mista, é viável executar estas iniciativas:
Co-participação dos pregões em que o parceiro não atender o pedido completo;
Acompanhamento dos preços e processos da parte que o parceiro estiver envolvido.
Vantagens
Há diversos benefícios para os usuários da plataforma. Os mais importantes são:
Facilidade de identificar e compreender métricas e resultados;
Identificação de clientes com melhores retornos;
Acesso a dashboards e relatórios em dispositivos móveis;
Visualização de indicadores customizáveis com os dados mais relevantes para o seu negócio;
Histórico das licitações vencidas e preços estabelecidos.
Concentração de dados de pregões com opção de filtro e customização
Uso de workflow de aprovação relativo a cada etapa;
Acompanhamento da atuação dos parceiros nas licitações;
Centralização das informações;
São diversas vantagens que mostram como a Plataforma Gestão de Demanda Pública é vital para o sucesso do seu negócio.
Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!